segunda-feira, 20 de junho de 2011

INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO PARTICIPAM DO FÓRUM REGIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE DE JUAZEIRO/BA








Só sei que nada sei.
Sócrates

Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei.
Almir Sater e Renato Teixeira

O aforismo do eminente filósofo Sócrates é sempre lembrado por educadores, profissionais de diversas áreas e cidadãos que reconhecem que diante da imensidão de saberes produzidos pelos indivíduos, somos seres incompletos e em constante estado de busca. O pensamento socrático foi parafraseado por muitos compositores, estudiosos e revela que quanto mais sabemos, mais temos conhecimento da nossa ignorância. Partindo desse pressuposto, fica patente a importância da capacitação contínua.
No dia 17 de junho do ano em curso, representantes da GM de Tucano/BA interagiram e compartilharam experiências e saberes com outras Guardas Municipais, de distintas cidades e estados que compõem a nossa nação no Fórum Nordeste de Segurança Pública, na cidade de Juazeiro/BA. Às 08h45min aconteceu a abertura oficial do evento, sendo a mesa composta por autoridades locais, inspetores, comandantes e subcomandantes de algumas Guardas Municipais. Pela manhã, as discussões giraram em torno da temática Programas Federais de Apoio as Políticas Municipais de Segurança Pública. No período da tarde, o assunto foi a Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento) – mitos e verdades sobre o porte de armas para as Guardas Municipais e a Regulamentação das Guardas Municipais Frente ao Atual Cenário Político Nacional.
Os diálogos traçados pelos sujeitos envolvidos abordaram, além dos temas supracitados, outros de suma importância para o desenvolvimento das Guardas Municipais, a exemplo do contato destas corporações com a população para redução da violência e dos crimes envolvendo jovens. Questionou-se, ainda, sobre as deficiências e os progressos das GMs, além da necessidade de se criar associações/sindicatos para “provocar” a gestão municipal com o intuito de angariar melhorias, uma vez que é perceptível que muitos gestores não acreditam na capacidade dos Guardas Municipais.
É preciso que haja uma união das corporações para criação de GTs (Grupo de trabalhos) numa “propaganda pela paz”, a fim de se reduzir múltiplos problemas que afetam a ordem pública. As instituições que atuam na área de segurança pública necessitam defender de maneira intensa a bandeira da prevenção e essa defesa perpassa pelo conhecimento, pela educação.
“Todos os temas questionados foram importantes para o trabalho das Guardas Municipais, porém a tônica do evento foi revelar que nós precisamos “nos anteceder aos fatos”, trabalhar com a prevenção, com ações educativas, ao invés de defender a bandeira da repressão/ações punitivas. Isso trará resultados positivos à sociedade civil, mas para que essa prevenção ocorra de fato é necessária a capacitação dos servidores via cursos de aperfeiçoamento, sejam eles na modalidade presencial ou a distância e não se pode desconsiderar a imprescindibilidade dos autoestudos”, ressalta Osvaldo Júnior, assessor de comunicação da GMT.


Tucano/BA, 20 de junho/2011.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs