quarta-feira, 15 de junho de 2011

OPERAÇÃO PAZ NAS ESCOLAS REDUZ PORTE DE ARMAS

OPERAÇÃO JÁ FOI REALIZADA EM 46 UNIDADES
 DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA

Em apenas dois meses de funcionamento, a Operação Paz nas Escolas recolheu 89 facas e estiletes nas escolas da rede municipal de ensino. As ações de prevenção e combate à violência nas unidades são desenvolvidas pelo Grupamento de Ronda e Policiamento Especializado (GRPE) da Guarda  Municipal, e já foi realizada em 46 escolas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, o trabalho é essencialmente educativo. O objetivo é levar os alunos a cultivarem a paz no ambiente escolar. “Conversamos com os alunos, orientando para não levarem armas brancas para a escola, evitarem brigas e confusões”, explica o comandante. A operação segue um cronograma de rondas e patrulhamento, verificando a existência de infratores nos arredores da escola. “Se houver, fazemos abordagem no sentido de afastá-los das proximidades do local de ensino”, esclarece Marcos Vinícius.

O comandante da Guarda Municipal ressalta ainda que quando é solicitado pelo diretor da escola o grupamento pode utilizar o detector de metais. “Isso só acontece no caso de suspeita ou denúncia de existência de armas no estabelecimento de ensino”, diz. Nestes casos, a revista é feita por guardas de ambos os sexos, para não haver constrangimento por parte do aluno. 

A  redução da violência no meio escolar é uma realidade, segundo avaliação da diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Adriana Pereira. Ela conta que antes do trabalho de ronda e patrulhamento feito pela Guarda Municipal os assaltos aconteciam na porta da escola. “Bastava os alunos saírem para terem celulares, tênis e mochilas tomados pelos ladrões”, conta. Adriana ressalta ainda que a escola também foi assaltada duas vezes. “Agora sabemos que o patrimônio da escola está resguardado, ficamos tranquilos, pois os equipamentos não vão ser  roubados durante a noite”, enfatiza.

No Colégio Municipal Joselito Amorim o saldo do trabalho também tem sido positivo, com a redução da violência dentro e fora da escola. A vice-diretora do turno vespertino,  Daiane Araújo Andrade, afirma que a Guarda Municipal  “está sempre a postos para qualquer eventualidade envolvendo a segurança na escola o trabalho desenvolvido tem sido bastante educativo”. Além das abordagens, que são feitas por guardas professores e pedagogos, devidamente preparados para lidar com crianças e adolescentes, a Operação Paz nas Escolas inclui a realização de palestras sobre o risco do porte de armas nas unidades de ensino e informações sobre ações que podem evitar a violência dentro e fora da escola.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs