terça-feira, 28 de junho de 2011

26 DE JUNHO – DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS


DROGAS: UM PROBLEMA HISTÓRICO 
A SER COMBATIDO

Atualmente, a sociedade moderna convive com o aumento da criminalidade, da violência e de outros tantos problemas ligados ao consumo indevido de drogas, fato este para o qual não podemos fechar os olhos, visto que a juventude brasileira, com exceções, está contaminada por este mal, que impulsiona o surgimento de problemas econômicos, psicológicos, culturais, familiares, dentre outros. Muitas pessoas usam substâncias entorpecentes para fugir da angústia do viver, obter prazer momentâneo e dissipar as tristezas cotidianas, o que é uma ilusão.

Segundo informações disponíveis no site da editora FTD em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o 26 de junho como o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela referida organização em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.

Dez anos depois a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

As drogas já se tornaram um mal em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

Haja vista essas informações, percebe-se que a informação, o conhecimento são os melhores caminhos para a prevenção e, por conseguinte, erradicação do problema. Todos os esforços empreendidos no combate às drogas são positivos e muito importantes, pois são capazes de salvar vidas, sonhos, anseios e expectativas de futuro. Vamos, portanto, dizer NÃO AS DROGAS! E SIM A VIDA EM TODA SUA BELEZA E ABRANGÊNCIA.


LIVROS SOBRE O ASSUNTO


 
123 respostas sobre drogas
AUTOR: IÇAMI TIBA

Conversando sobre drogas
AUTOR: JENNY BRYAN

Drogas, uma discussão necessária
AUTOR: VÁRIOS & JOSÉ ROBERTO SIMÃO

Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas
AUTOR: JÚLIO GROPPA AQUINO


FILMES SOBRE O ASSUNTO

1. Réquiem para um Sonho
2. Profissão de Risco – Blow
3. Maria Cheia de Graça
4. Bicho de Sete Cabeças
5. Drugstore Cowboy
6. Trainspotting
7. Despedida em Las Vegas
8. Traffic
9. Vício Maldito – Days of Wine and Roses
10. Christiane F


OBSERVAÇÃO: Resumos/resenhas das obras e sinopses fílmicas podem ser encontradas na internet.

REFERÊNCIAS

DIA Internacional de Combate às Drogas. Disponível em: http://www4.ftd.com.br/v4/data Especial_exibe.cfm?cd=37. Acesso em 28 de junho de 2011.

10 FILMES sobre drogas. Disponível em: http://listasde10.blogspot.com/2009/09/10-filmes-sobre-drogas.html. Acesso em 28 de junho de 2011.


A GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO FARÁ NO TRIMESTRE JUNHO-JULHO-AGOSTO A DIVULGAÇÃO DA CARTILHA SOBRE O CRACK, DESENVOLVIDA E DISTRIBUÍDA PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ).
TODOS OS DIAS SERÃO PUBLICADOS NO BLOG EXCERTOS DO MANUAL.

TENDO EM VISTA QUE O USO DE DROGAS ILÍCITAS CRESCE A NÍVEL EXPONENCIAL EM NOSSA CIDADE, O COMANDO DA GM, BEM COMO SEUS INTEGRANTES, ORGANIZARÃO EM CADA ESCOLA DO MUNICÍPIO UM MOMENTO DE BATE-PAPO PARA DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO, CUJO OBJETIVO É CONSCIENTIZAR CRIANÇAS, JOVENS, FAMÍLIAS, COMUNIDADE ESCOLAR PARA UMA CAMPANHA INTEGRADA E ARTICULADA NO COMBATE ÀS DROGAS.

TODOS E CADA UM PELA ERRADICAÇÃO DESSE MAL!

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs