sábado, 28 de dezembro de 2013



RETROSPECTIVA GCMT 2013 ou
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ANO QUE SE PASSOU


É bom olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer. É bom olhar pra frente, é bom nunca é igual...
Nando Reis


Em meio ao término de um ano carregado de emoções/angústias e na iminência da chegada de 2014, é importante que saibamos fazer uma reflexão sobre as nossas conquistas, labutas e vivências resilientes diante de tantas circunstâncias adversas.

Falar das experiências vividas em 2013 é uma tarefa muito difícil. Foi um momento de transição política e de mudanças ideológicas em nossa corporação, que, apesar de (ou graças a) todos os dissabores, encontra-se mais madura para enfrentar os problemas do cotidiano.

O novo comando da Guarda Civil Municipal de Tucano chegou diante de inúmeros desafios que o impelia a desistir, o que não aconteceu por acreditar no potencial de cada um e nutrir sentimentos de fé e esperança muito fortes, capazes de o “blindar” para os problemas. Apesar de tudo isso, continuamos, como dizia Drummond, “de mãos dadas” na certeza de boas novas, de melhoras. E assim fomos visualizando as coisas mudarem, mesmo sabendo que há muito por se fazer. O importante é que conseguimos melhorar (e muito) nossas ações preventivas e ostensivas dentro do município, que nosso trabalho social de sensibilização e proteção nos postos fixos significativamente mudou, que nosso trabalho de cobertura de eventos públicos, notadamente no que diz respeito ao Arraiá das Águas Quentes, evoluiu e tem sido alvo de elogios, que nosso trabalho em Caldas do Jorro tem contribuído para reduzir a violência no distrito, mesmo que ainda de maneira incipiente. Não podemos esquecer do combate à poluição sonora, da inibição de menores na condução de veículos automotores e ciclomotores, e dos excelentes serviços durante a feira livre municipal e em eventos esportivos, a exemplo da Copa Consisal.

Mas em 2013 também aconteceram muitas coisas boas! Conquistamos capacetes protetores, nova viatura, bonés padronizados, coletes balísticos, giroflex, e a sanção da Lei Nº. 303/2013, que dispõe sobre o nosso Estatuto e Plano de Carreira. Quanta “dor de cabeça” para colocar nossa “identidade” em prática, mas foi gratificante ver concretizada nossa maior conquista nesses onze anos de existência.

Não temos tudo que queremos e nem colocamos em prática muitas de nossas ideias, mas tenham certeza de que sempre buscaremos, coletivamente, o melhor para nossa CORPORAÇÃO. Acreditamos estar nas veredas corretas e sempre confiaremos em Deus, nosso Protetor, para nos dar forças a fim de encarar a vida com entusiasmo e amor.

Enfim, 2013 foi amor, poesia, dor. Um pouquinho de tudo! De tudo necessário ao nosso crescimento pessoal e profissional. Que o ano vindouro seja recheado de muito AMOR e seus desdobramentos. Que possamos dar o melhor de nós para erigir uma bandeira que é nossa, que é da sociedade. Parabenizamos a todos que acreditam na GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TUCANO e neste grande espetáculo que é a vida. Vamos receber 2014 de braços abertos e celebrar essa “chegança” com muito entusiasmo. Temos certeza que em 2014 seremos melhores, mais do que fomos e somos.
Com carinho especial,



GCM JOÃO SOUZA DE MATOS
Comandante de Carreira da GCMT/BAHIA

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs