segunda-feira, 22 de abril de 2013

REAJUSTE SALARIAL.


Na próxima quarta, vinte quatro (24), é dia da Guarda Municipal de Tucano fazer a diferença fazer valer os direitos, é claro que partindo dos conceitos democracia e diplomáticos, e que a conversa é o melhor caminho para resolver o reajuste salarial. 


A polêmica que desvirtuou o “Estatuto Guarda Municipal de Tucano”, que é legítima responsabilidade do Poder Executivo rumo de sancionar o projeto, no qual o Poder legislativo, em Assembléia Geral na Câmara de Vereadores ocorrido no dia 30 de maio de 2012, como informação publicada site local (tucanobr) http://www.tucanobr.com/publicacao.asp?id=640  confirma a aprovação do poder legislativo que se deu o nome a “GUARDA CIVIL MUNICIPAL MAIS VALORIZADA”.

O auditório do Plenário Gildásio Penedo ficou lotado, muito embora o projeto além de organização da corporação como também abranger o Plano de Carreira e a Gratificação de Risco de Vida da Guarda Civil Municipal de Tucano (GCMT), com o intuito de regularizar a situação e o serviço prestado pela instituição. Houve grande perca nos salários da corporação.

Desta forma todos os integrantes existem grandes expectativas do o bom senso do atual chefe do Poder Executivo para a valorização dos integrantes da Guarda Municipal de Tucano.


José Richard
Inspetor da Guarda  municipal de Tucano

http://gmtucanoba.blogspot.com.br

Menor baleado no bairro da Urbis em Tucano morre no HGCA em Feira de Santana


DSC00896Faleceu vítima de tiros no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na noite deste domingo (21), João Victor Moura Santana, 16 anos.  O adolescente foi atingido por disparos de arma de fogo no último  dia 6 de março, quando se  encontrava em uma das ruas do bairro da Urbis, na sede do município de Tucano.
Salsicha como era conhecido,  passou 28 dias  internado  em estado grave na referida unidade de saúde, lutado pela vida, mas acabou não resistindo  aos ferimentos.
O corpo do menor foi encaminhado ao setor de necropsia do Departamento de Policia Técnica (DPT) para ser periciado e liberado para o sepultamento.

As informações são de Denivaldo Costa- Central de Polícia / Foto: Polícia Militar

quarta-feira, 17 de abril de 2013

11 ANOS DE GUARDA MUNICIPAL ASPECTOS DE UMA HISTÓRIA

A Guarda Municipal de Tucano (GMT) foi criada no dia 17 de abril de 2002, na gestão do prefeito Arilton Dantas dos Santos, que realizou concurso para admissão de pessoas que atuariam no âmbito da Segurança Pública no município. O grupo iniciante e pioneiro, formado por mais de 20 pessoas, foi habilitado através de treinamento intensivo para melhor atender à sociedade tucanense. Nesse período, a GMT foi comandada pelo Sargento da Polícia Militar Antônio Pedro Miranda Cerqueira, que retornou à instituição em 2011. Com o sucesso da primeira turma e, no intuito de ampliar o efetivo da corporação, foram realizados novos concursos públicos em 2006, 2010 e 2012 na gestão de José Rubens de Santana Arruda, na qual foi aprovada a lei que regulamentou nossas atribuições e competências.

                Passaram pela corporação, deixando grandes marcas de trabalho, os seguintes comandantes: Soldado da PM/BA Magnaldo Guimarães dos Santos, o Bacharel em Direito e Delegado aposentado Antônio Gonçalves dos Santos e José Richard Oliveira Cavalcante, primeiro coordenador de carreira. Atualmente, a instituição é coordenada por João Souza de Matos, também comandante de carreira, que, junto aos demais prepostos, articula ações para identificação, análise e redução de problemas que existem em nossa sociedade.

                Desde a sua criação, a Guarda Municipal opera em serviços comunitários, de prevenção e repressão à violência e à criminalidade. Também atua em festas organizadas pela Prefeitura Municipal, a fim de garantir a tranquilidade dos cidadãos e dos munícipes, pois nosso dever maior é proteger o bem mais valioso deixado por nosso Criador: a VIDA, embora muitos pensem que nossa missão seja somente cuidar de bens materiais e serviços públicos.

                Destaca-se, ainda, nosso trabalho no combate ao uso de entorpecentes e outras substâncias ilícitas, na preservação de locais onde ocorra algum crime/acidente, na organização do trânsito, na feira livre municipal, na mediação de conflitos, no banimento do uso de veículos automotores e ciclomotores por crianças e adolescentes, em palestras socioeducativas, na garantia e promoção dos direitos humanos e na conscientização acerca da importância de atitudes cidadãs.

Para cuidar, proteger nossa cidade e manter a ordem pública, os servidores da Guarda Municipal passam por capacitações e participam de fóruns, seminários, congressos e audiências públicas que debatem as funções desta instituição e questionam nosso “poder de polícia”, nossos valores e missões. Não somos um conjunto de indivíduos que não estudou e ingressou no serviço público simplesmente com o propósito de obter dinheiro para o sustento pessoal/familiar.

É lícito ponderar que a Guarda Municipal não desenvolve seu trabalho de forma unilateral, e sim em articulação com outros órgãos, a exemplo da Promotoria Pública, das Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrades), da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho Tutelar, visando sempre ações interdisciplinares de segurança dentro do município.

Enfim, observa-se que todos os serviços prestados por essa corporação de segurança são imprescindíveis para um município tranquilo, com poucos índices de violência. Uma Guarda Municipal não é criada apenas para gerar despesas ao erário público, e sim para educar, prevenir e combater as mazelas que inviabilizam nosso desenvolvimento.

Por GCM Osvaldo Alves de Jesus Júnior



http://gmtucanoba.blogspot.com.br/

domingo, 14 de abril de 2013

PERICULOSIDADE PARA GUARDAS MUNICIPAIS DE SANTA LUZIA - MG




O vereador David Martins apresentou na câmara municipal o ante-projeto de lei que prevê o aumento do adicional de periculosidade para os Guardas Municipais. O ante-projeto está em discussão nas comissões e deve ser votado até a próxima semana.
Essa é uma questão que já vem sendo solicitada há muito tempo pelos profissionais que reinvindicam diversas melhorias nas condições de trabalho. O projeto propõe 30% sobre o salário base dos Guardas.
Várias queixas são feitas pelos GM's que estão na ativa. Um material enviado por Guardas Municipais denuncia a situação em que os profissionais se encontram. De acordo com o material "cerca de 35% do atual efetivo da Guarda tem algum curso superior ou técnico pós-ensino médio, mas a qualidade do material humano não é valorizada, não existe qualquer treinamento contínuo adequado e não estamos incluídos no programa "Bolsa Copa" da SENASP por incompetência e má vontade de superiores da gestão passada. Só existem 20 coletes balísticos para 120 Guardas e a nossa periculosidade é paga ilegalmente e inconstitucionalmente tendo como base o salário mínimo, quando deveria ser pago em cima do vencimento.
Os Guardas usam os próprios celulares, pois não há rádios para comunicação. Há mais de dois anos não recebemos reajustes de salário, não recebemos ticket, cesta básica, não possuímos convênio médico e alguns Guardas que tiraram férias recentemente, não receberam os 30%.
O atual prefeito alega com toda a razão, que as prioridades são a saúde e a educação, mas não podemos nos esquecer, que a Guarda Municipal presta serviço em parceria com esses setores. Torna-se impossível prestar uma segurança efetiva em um posto de saúde lotado ou em uma escola onde o tráfico de drogas se faz presente, sem os equipamentos básicos de segurança e treinamento técnico e físico continuo adequado."
A Guarda Municipal de Santa Luzia foi criada através da lei 2566 de 12 de janeiro de 2005.
No ano de 2007 foram criados 70 cargos de Guardas Municipais e posteriormente foi realizado seu primeiro concurso que contou com 70 guardas classificados. Em seguida, no ano de 2012 foi realizado o segundo concurso com a aprovação de 60 guardas. Atualmente contamos com o efetivo 120 guardas, 112 homens, 8 mulheres, sendo que 33% do efetivo possui alguma especificação, técnica ou superior pós ensino médio. Todos do atual efetivo já fizeram cursos em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Os cursos mais realizados foram: Recursos Humanos; Polícia Comunitária; Meio Ambiente; Uso Progressivo da Força e Identificação Veicular.
Desde a criação da Guarda, os profissionais atuam no trânsito da cidade. A atuação da Guarda Municipal no trânsito, no ano anterior diminuiu em 39% os acidentes com vitimas em todo o município.
A Guarda hoje trabalha com o projeto “Cuca Legal”, idealizado pelo GM Magno, que ensina as crianças a se tornarem fiscais da paz no trânsito, conhecendo as transgressões mais comuns e as regras fundamentais, federais e locais, que regem a circulação de veículos e pedestres. 
Esse ano a Guarda tem como meta a implantação de mais três projetos nas escolas municipais. O Projeto “Arte da Dança” representado pelo GM e Contramestre Luis Claudio, levará a Capoeira e suas tradições, história, ritmo e melodia, ensinando a compor músicas e a fabricar artesanalmente os instrumentos dentro das escolas de ensino fundamental. A proposta político-pedagógica do projeto envolve alunos, professores, a comunidade, a capoeira e seus instrumentos, suas cantorias e festejos, promovendo atividades que valorizem a autoestima, a autoexpressão, o crescimento intelectual e humano e contribuam para a formação de crianças e adolescentes. O resultado desse trabalho poderá ser conferido nas apresentações realizadas pelos alunos em diversos espaços e eventos. As instituições privadas ou públicas interessadas poderão solicitar apresentações. - com Carlos Sousa.

A pedido do Ministério Público, Guarda Civil Municipal vai prestar apoio à Polícia Militar

Objetivo é combater práticas abusivas e delitos diversos
PORTO FRREIRA -SP

A pedido do Ministério Público, Guarda Civil Municipal vai prestar apoio à Polícia Militar


Objetivo é combater práticas abusivas e delitos diversos

O Departamento de Governo da Prefeitura de Porto Ferreira recebeu uma solicitação formal do Ministério Público local para que a Guarda Civil Municipal (GCM) realize um apoio contínuo à Polícia Militar. O foco de atuação será o combate a diversas práticas abusivas e delitos diversos, como fornecimento de bebidas alcoólicas a menores, prostituição, tráfico de drogas, deterioração e depredação de prédios públicos.

A Promotoria ressaltou em seu pedido que a Segurança Pública é uma atividade exclusiva do Poder Estatal, sendo desenvolvida pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, devendo, todos, dentro de suas esferas de atuação, prestar serviços voltados à redução dos índices de criminalidade.

“A intenção é preservar a ordem pública, sobretudo na fiscalização dos logradouros públicos e combater a criminalidade. Fizemos toda a regularização documental da GCM, que estava parada desde 2009. Assim, atendendo ainda ao pedido do Ministério Público, vamos intensificar o patrulhamento, dentro da legalidade”, comentou o diretor de Governo, Eduardo Vianna.
About these ads

http://comunicacaoportoferreira.wordpress.com
Publicado em 12/04/2013 por comunicacaopmpfO Departamento de Governo da Prefeitura de Porto Ferreira recebeu uma solicitação formal do Ministério Público local para que a Guarda Civil Municipal (GCM) realize um apoio contínuo à Polícia Militar. O foco de atuação será o combate a diversas práticas abusivas e delitos diversos, como fornecimento de bebidas alcoólicas a menores, prostituição, tráfico de drogas, deterioração e depredação de prédios públicos.
A Promotoria ressaltou em seu pedido que a Segurança Pública é uma atividade exclusiva do Poder Estatal, sendo desenvolvida pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, devendo, todos, dentro de suas esferas de atuação, prestar serviços voltados à redução dos índices de criminalidade.
“A intenção é preservar a ordem pública, sobretudo na fiscalização dos logradouros públicos e combater a criminalidade. Fizemos toda a regularização documental da GCM, que estava parada desde 2009. Assim, atendendo ainda ao pedido do Ministério Público, vamos intensificar o patrulhamento, dentro da legalidade”, comentou o diretor de Governo, Eduardo Vianna.


Fonte
http://comunicacaoportoferreira.wordpress.com/

sexta-feira, 5 de abril de 2013

TUCANO: Suspeitos de integrarem quadrilha de tráfico de drogas são presos por investigadores da 15ª Coorpin/Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS


Suspeitos estão na carceragem da 15ª Coorpin
A Polícia Civil, por meio do Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), prendeu Adai José do Rosário Santos, 33 anos, morador da Rua Direta Alto da Esperança, no bairro do Barbalho, em Salvador, Ivanildo Costa dos Santos, 31, morador da Rua Augusto dos Anjos, bairro Rua Nova, em Feira de Santana, e João Jandrei Silva Santana, 25, morador do município de Tucano, suspeitos de integrarem a quadrilha do traficante Hugo, responsável por manter pontos de venda de drogas no município de Tucano, segundo a polícia.

Segundo a polícia, Jandrei conduzia um veículo modelo VW Saveiro, com placa fria, tomado de assalto no dia 4 de março deste ano na cidade de Feira de Santana. Já Adai José e Ivanildo Costa estavam em um veículo modelo VW Gol, registrado em nome da mulher do traficante. Os suspeitos serão autuados por associação ao tráfico, formação de quadrilha e receptação. Dois deles, segundo o delegado Fábio Santos, coordenador da 15ª Coorpin, cumprem pena por assalto no presídio de Salvador e foram beneficiados com o indulto de Semana Santa. As prisões ocorreram na cidade de Serrinha e Tucano nesta quarta (3) e quinta-feira (4).

Investigação - A quadrilha começou a ser desbaratada com a prisão de Clemilson Ferreira de Jesus, o "Baixinho", de 36 anos, e Cláudio Roberto Rosa Andrade, 39. Eles foram flagrados com cerca de 20 kg de maconha no distrito de Caldas do Jorro no dia 30 de novembro de 2012.

Carro tomado de assalto estava com placa fria

A partir daí, as ações da Polícia Civil foram intensificadas no município e culminaram com as prisões de Adriana Jesus de Araújo, 26 anos, e Gabriel Souza, 25, capturados no dia 27 de janeiro deste ano com seis coletes balísticos e dois revólveres calibres 32 e 38.

No dia 28 de fevereiro, o policial militar aposentado Tiago Oliveira Santana, 54 anos, foi preso com 70 kg de maconha em operação conjunta das polícias Civil e Federal, também em Tucano. Metade da droga avaliada em R$ 200 mil estava escondida na carroceria de um Fiat Strada, placa JSG-1370, pertencente ao militar. Segundo a polícia, Tiago Oliveira Santana é pai do traficante Hugo que cumpre pena em regime semiaberto por tráfico de drogas no Presídio de Salvador.

Também foram presos na mesma ação Cauan dos Santos Pulgas, 20, e Manoel Nobre de Santana, 29. Uma adolescente de 17 anos foi apreendida.

No dia 1º de março, o caminhoneiro Antônio Luiz Gonçalves, 49 anos, foi preso com três tabletes de pasta base de cocaína, na BR-116, próximo a entrada do povoado de Tracupá, também em Tucano. 

Outras duas pessoas suspeitas de envolvimento no esquema foram presas no início da tarde desta quarta-feira (3), por volta das 13h40m, na localidade de Lagoa do Astério. Clovis Batista Ribeiro Neto, 21 anos, mais conhecido como “Neto”, e Erico Santos de Almeida Nascimento, 23 anos, o “Keka”, portavam duas pistolas calibre 380 e 22 munições.

Os suspeitos foram ouvidos e serão encaminhados para o Conjunto Penal de Serrinha, o “cebolão”. Segundo o delegado Fábio Santos, coordenador da 15ª Coorpin, outros integrantes da quadrilha continuam sendo investigados. 
 
Fonte 
http://www.cleristonsilva.com.br/

Minha lista de blogs