terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Consórcio de Segurança é aprovado pelo Ministério da Justiça


O prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania (Cisegci), Zé Renato (PMDB), esteve em Brasília esta semana para acompanhar a aprovação do Programa de Prevenção à Violência para a Região do Médio Vale do Paraíba, que prevê a liberação de cerca de R$ 2,8 milhões a serem usados em medidas que têm como prioridade a prevenção à violência e o enfrentamento às drogas.
Zé Renato destacou que o Cisegci foi o primeiro a ser criado no Estado do Rio de Janeiro e o segundo do país. Em 2011, em meio a 300 propostas feitas ao Ministério da Justiça pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, foi o único consórcio a ter projeto aprovado. “É uma grande conquista para nossa região ter um projeto importante como esse aprovado.
Estou muito feliz em ver que um trabalho feito em conjunto com outros municípios tem a possibilidade de mudar o cenário de violência que estamos vivendo. Serão mais de 900 mil cidadãos beneficiados na nossa região num consórcio que é referência para o país”, comemorou, ressaltando que ainda há outros projetos para serem aprovados pelos governo estadual e federal, além de propostas com a iniciativa privada.
O programa é dividido em três objetivos. O primeiro é a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada Regional e a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal nas 13 cidades que compõem o consórcio. O segundo é a capacitação de 60 gestores municipais de segurança, 260 guardas municipais e 60 líderes comunitários. E por último, o fortalecimento das Guardas Municipais (GMs) e a criação de oito Unidades de Guarda Comunitária (UGC), uma por município que possui Guarda Municipal e faz parte do consórcio. Além disso, será colocado em prática um programa de enfrentamento e prevenção às drogas, com a criação de um Centro Integrado de Prevenção às Drogas.
“Num primeiro momento esse centro desenvolverá um diagnóstico relacionado às drogas na avaliação de ambientes e descrição de vítimas e autores. A partir daí será elaborado um plano integrado de enfrentamento e redução de danos”, destacou Jefferson Mamede, diretor-executivo do Cisegci, que também esteve presente ao lado do comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Luiz Henrique Monteiro.
O diretor lembrou ainda que a medida prevê o atendimento de uma equipe multidisciplinar que fará trabalho de prevenção em bairros e escolas. As medidas serão aplicadas nos 13 municípios que fazem parte do consórcio (Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Pinheiral, Valença, Vassouras e Piraí) e abrangerá cerca de 900 mil pessoas que moram nesses municípios.
fonte: avozdacidade.com

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs