sexta-feira, 27 de julho de 2012

Guarda Municipal é encontrado morto com tiros na cabeça em Serrinha


Um agente da Guarda Civil Municipal de Serrinha foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (27), próximo ao povoado do Murici, numa localidade conhecida como Guarani, área rural do município.Ao lado do corpo, a polícia encontrou uma moto Honda CG 150, placa JMV-9441. Dão Gol foi visto pela última vez por volta das 19h de quinta-feira (26) em um bar do distrito de Bela Vista, local onde morava.
Segundo familiares, ele teria sido convidado por telefone para ir a um churrasco. Apenas o aparelho celular da vítima não foi encontrado.A suspeita inicial é que ele tenha sido vítima de uma emboscada. “Alguém o atraiu até este local onde possivelmente já o aguardavam para executar o crime, mas todas as hipóteses serão investigadas”, comentou um policial. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) local. Segundo a PM, o corpo de Edinilton Borges de Araújo, 38 anos, mais conhecido como “Dão Gol ou Dão Guarda”, foi localizado por moradores da área por volta das 7h20min. De acordo com o levantamento preliminar feito pela perícia da Polícia Civil, a vítima foi atingida por dois tiros na cabeça. 






Corpo foi encontrado na localidade conhecida como Guarani, área rural de Serrinha
Dão pode ter sido vítima de uma emboscada

REUNIÃO DA REDE DE DIREITOS HUMANOS DA SECRETARIA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA


        Ocorreu na tarde desta sexta-feira, (27/07) às 14h, na sede da AJURIS, a 10º Reunião da Rede de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Segurança (RDHSJS), onde foram abordados os Avanços e retrocessos da PGE - Direiots Humanos, Copa 2014 - PL Terrorismo, Discussão do PL de Sistema Estadual de DH e assuntos gerais.
        Estiveram presente na reunião o Presidente da rede, Sr Mauro Borba (AJURIS), Srª. Beatriz Lang (CEEDH/RS), Sr Julio Carlos de Castro Jr. (MPF-PR/RS), Sr. Alexandre Amaral Graonski (MPF-PR/RS), Srª Fernada Ismael (MPC/RS), Srª Laura F. Zacher (DPU/RS), Sr. Renato Braga Vinhas (DPU/RS), Srª Sonia Maria Dall'igna (DIPE/DENARC), Sr. Roger Raupp (Justiça Federal), Sr. Carlos Cesar D'elia (CDH/PGE-RS), Srª. Carla Binsfeld (CEDIRH), Srª Ana Paula Uberti (SUSEPE), Rogério U. Fleischmann e Maj Ney Humberto Fagundes Medeiros (ADHBM).

FONTE:
http://direitoshumanosbm.blogspot.com.br/2012/07/reuniao-da-rede-de-direitos-humanos-da.html?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed:+blogspot/OXlHJ+(Assessoria+de+Direitos+Humanos)&utm_content=FaceBook

O Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal de Maragojipe prende homem que estava arrombando a Secretaria de Saúde





Por volta das 22:00 horas, a Patrulha da Guarda Municipal foi acionada por moradores que viram uma pessoa nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, ao chegar no local os agentes da Guarda Municipal perceberam  um individuo  retirando uma CPU, duas cadeiras plásticas e um ventilador , ao chamar a atenção o mesmo evadiu-se,  o que gerou numa perseguição , que  terminou na prisão do meliante identificado por  Charles Calmon Pereira  sendo entregue  a equipa da Policia Militar que foi chamada por moradores e conduziu para Delegacia.






quarta-feira, 25 de julho de 2012

Projeto regulamenta aquisição e circulação de armas de fogo no País



Da Agência Câmara
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que regulamenta a aquisição e circulação de armas de fogo e munições no País. A proposta revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que restringe a comercialização de armas e proíbe o porte, com exceções, e pretende instituir o “Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo”.
“Hoje a regra é praticamente a proibição da posse e do porte de armas; pelo meu projeto de lei, a regra passa ser a permissão”, explica o autor. “O cidadão de bem tem o direito de ter sua arma para se defender mediante critérios técnicos bem definidos, por exemplo, o exame psicotécnico”, argumenta.
Pela proposta, para comprar uma arma de fogo, o interessado deverá ter no mínimo 21 anos e deverá apresentar documento de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovantes de residência e de ocupação lícita. Ele não poderá possuir antecedentes criminais ou estar sendo investigado em inquérito policial por crime doloso contra a vida ou mediante qualquer forma de violência. Ele deverá ainda ter feito curso básico de manuseio de arma e iniciação ao tiro. Além disso, deverá estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovado por atestado expedido por profissional habilitado.
Rogério Mendonça afirma que o projeto atende ao referendo de 2005, quando 60 milhões de eleitores, ou seja, mais de 60% deles, rejeitaram a ideia de se extinguir o comércio de armas e munições no Brasil. Segundo ele, com o Estatuto do Desarmamento, houve redução drástica no número de estabelecimentos no País que vendem armas – de cerca de 2.400 existentes em 2000 passou-se para cerca de 200 –, mas isso não contribuiu para a redução da criminalidade. “Em 20 dos 27 estados da Federação houve aumento da criminalidade”, aponta.
O Ministério da Justiça informa, porém, que após a primeira Campanha de Desarmamento, em 2004, o número de mortes por armas de fogo caiu 11%. O governo é contrário à proposta.
Controle
O projeto mantém a atual competência do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), gerido pela Polícia Federal, para cadastro e controle das armas de fogo fabricadas e postas em circulação no Brasil. Porém, estabelece que as políciais civis estaduais e do Distrito Federal atuarão como órgãos de representação do Sinarm e também terão competência para registrar e autorizar porte de arma de fogo.
O Certificado de Registro de Arma de Fogo, emitido mediante pagamento de taxas, terá validade permanente e em todo o território nacional e garantirá ao proprietário o direito de manter a arma na sua residência, propriedade rural, no seu local de trabalho ou ainda em veículos ou embarcação pertencente ao proprietário.
Para o porte da arma – ou seja, seu deslocamento fora desses locais –, o proprietário terá que obter a Licença de Porte de Arma, que poderá ter validade no estado ou em todo o território nacional. No primeiro caso, será emitida pela polícia estadual; no segundo, pela Polícia Federal. As armas não poderão ser portadas ostensivamente e nem em escolas, clubes noturnos ou em locais onde haja aglomerações.
Segundo o texto, os governos estaduais deverão estabelecer medidas de segurança pública para controle do tráfego de armas de fogo em transportes coletivos, por via rodoviária, ferroviária ou hidroviária. Já os procedimentos para o porte de armas em aeronaves serão estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Colecionadores e atiradores
A proposta isenta da obrigação de registro as armas consideradas obsoletas – ou seja, fabricadas há mais de cem anos, cuja munição não seja mais de produção industrial nacional. O registro de arma de fogo de colecionador, assim como de atirador e caçador, será feito pelo Comando do Exército, que também fiscalizará essas atividades.
O certificado de registro de colecionador, atirador e caçador será renovado a cada cinco anos. O atual Estatuto do Desarmamento não trata dessas atividades.
Os colecionadores e praticantes de tiro desportivo não terão limite no número de armas que poderão manter. Já as outras pessoas poderão ter, no máximo: três armas curtas de porte; três armas longas de alma raiada; e três longas de alma lisa.
O projeto também estabelece a quantidade mensal de munição que o dono da arma poderá adquirir que chega a 50 cartuchos para cada arma registrada. Esses limites também não valem para colecionadores e atiradores.
Comércio e penas
Os comerciantes de armas de fogo e munição deverão manter bancos de dados com informações sobre as armas vendidas por, no mínimo, 10 anos e deverão comunicar ao Comando do Exército, mensalmente, a quantidade de produtos vendidos e em estoque.
A proposta permite a publicidade de armas, desde que contenham a informação de que sua aquisição dependerá de autorização do órgão competente.
No caso de furto, roubo ou extravio de armas, o proprietário deverá comunicar imediatamente à delegacia policial e ao órgão emissor do registro. O projeto estabelece penas para a omissão na comunicação da perda da posse; para a posse e o porte ilegais de armas; para o transporte comercial não autorizado de arma; para o comércio ilegal; tráfico; e disparo injustificado.
Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. As informações são da Agência Câmara de Notícias.
Continua:
Íntegra da proposta:
[Foto: Arquivo/ Saulo Cruz]

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Apesar da seca nossas festividades foram realizadas com sucesso, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal



                                                                        O ano de 2012 (dois mil e doze), foi marcado por um triste episodio que modificou o rumo de muitos planos e metas traçados para a nossa região nordestina. A seca fez com que atitudes emergenciais fossem tomadas pelo governo vigente amarando mãos e pés de cidades em vários aspectos, mas não na alegria e simplicidade deste povo que luta e não perde a vontade de viver, e foi desta forma que aconteceu aqui na cidade de Tucano, nosso município foi abrilhantado por festas típicas e tradicionais da região como o arraia de Santo Antônio, no distrito de Creguenhem; arraia do Fole Baixo, na rua do Pita; festa dançante no bairro do Rodeador; arraia das Águas Quentes, em Caldas do Jorro, a Festa dançante nos povoado de Olhos D’águas e Poço Redondo; tradicional festa da rua Dois de julho, entre tantas outras festas espalhadas pelo nosso grandioso município, festas essas regadas a muito forró, quadrilhas, arrasta pé e muita alegria. Agora para que esta alegria fosse garantida e perdura-se a todos os cidadãos de bem, tanto tucanenses quanto turistas, a Guarda Civil Municipal se fez presente a cada um destes eventos, se preocupando em garantir a paz e tranqüilidade, não importado se o evento era de grande ou pequeno porte, pois a real preocupação transpassada pela instituição é a vida do maior bem municipal: o cidadão. Esse que pode curtir as festas com muita tranqüilidade, pois, pode contar com a presença de 42 homens da Guarda Civil Municipal por noite, circulando na área do evento e fazendo a segurança da cidade e de patrimônios municipais como o hospital Mariana Penedo, afinal, muitas pessoas preferem continuar em suas residências, realizando festas familiares e fogueiras, contando também com a segurança da Guarda. Durante este período festivo a Guarda Civil Municipal trabalhou de forma cautelosa no intuito de prevenir brigas, tumultos e acidentes em geral, porem, apesar dos números de agressões e acidentes terem sido menores que nos anos passados, ainda foram registrados alguns casos deste gênero em virtude do excesso de bebidas alcoólicas. A Guarda Civil Municipal procura desde já mecanismos inovadores para ser aplicados nos eventos a partir do próximo ano, a fim de minimizar de forma eficiente e eficaz eventuais problemas que implicaram no bom andamento da festa e na segurança do cidadão que a abrilhantará.   

POR GCM FERNANDA APOLINÁRIO GALDINO

9º Arraiá do Jegue‏

      


ARRAIÁ DO SINDSMUT 2012‏


Festa de Santo Antônio no Pov. Crenguenhem‏


ARRAIÁ DA CDL 2012 NO CC5A‏


SÃO PEDRO NO POÇO REDONDO‏


  

terça-feira, 10 de julho de 2012

Guardas Municipais de Maragojipe receberam Protetor Solar



Os Guardas Municipais dos Grupamentos de Proteção ao Transito, Grupamento Ambiental e Grupamento de Operações Especiais receberam protetor solar.
A pele, considerada o maior órgão do corpo humano, exerce um importante papel mediador entre o organismo e o meio externo, mas quando exposta a um ambiente agressivo, sofrerá modificações que colocam em risco a saúde do indivíduo. A incidência de melanoma, tipo mais agressivo e maligno do câncer de pele, aumentou significativamente nas últimas décadas. Mesmo levando-se em conta a constante advertência através de meios de comunicação e literaturas especializadas, o perigo que a exposição à irradiação solar representa a nossa saúde ainda não é reconhecido como medida preventiva prioritária no combate ao câncer de pele. No Brasil, segundo dados obtidos por meio das campanhas de prevenção do câncer de pele da SBD, estima-se que 76% dos homens e 62% das mulheres se expõem ao sol sem nenhuma proteção (GONTIJO et al., 2009). 
Um dos aliados nesse combate é o hábito de uso dos protetores solares. Através de medidas de prevenção, a simples mudança comportamental para o uso de bloqueadores pode prevenir o risco do câncer de pele.


Por
FEBAGUAM Fedaração Baiana das Associações de GM

segunda-feira, 9 de julho de 2012

NOVAS MUDANÇAS NA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TUCANO/BA



Com a mudança de comando ocorrida há algum tempo e com a aprovação do estatuto e do plano de carreira da Guarda Civil Municipal de Tucano muitas mudanças estão acontecendo dentro da instituição para melhor garantir a segurança dos munícipes. Primeiramente, é válido destacar a nossa luta em prol do treinamento junto à Polícia Federal para o uso de armas de fogo. Segundo, destaco a “ressurreição” do projeto Guarda Comunitária em Ação, idealizado pela atual comandante, GCM José Richard Oliveira Cavalcante, e redigido pelos GCMs Osvaldo Alves de Jesus Júnior (coordenador) e Paloma Calasans dos Santos (supervisora). O projeto inicial foi intitulado “Ressignificando linguagens e identidades: uma reflexão sobre a Guarda Civil Comunitária de Tucano/Bahia” e traz, em seu bojo, uma proposta de mudança dentro de nossa corporação e na sociedade tucanense, visando à redução dos índices de criminalidade, violência, do uso de entorpecentes e outros graves problemas sócio-educacionais. O mesmo se encontra em fase “embrionária”, necessitando, portanto, de visões e olhares de distintos sujeitos para sua tessitura final.


É lícito ponderar que a Guarda Civil Municipal Comunitária de Tucano/BA precisa de muitos parceiros para por em prática a ideia de que “nós podemos tudo, nós podemos mais”, conforme destaca o insigne cantor Gonzaguinha. Então, “vamos lá fazer o que será”.


Mesmo estando afastados para a fase de problematização e teorização do novo projeto da GCMT/BA os prepostos que estão imbricados nessas novas ideias participaram de algumas campanhas de mobilização na sede do município e em Caldas do Jorro, desenvolvidas pela equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além de terem desenvolvido um trabalho de participação social ao auxiliar a administração do município na entrega do VALE SECA. Participaremos no dia 11 de julho do ano em fluxo (próxima quarta-feira), às 11h00min, do PROGRAMA TUCANO VERDADE, com o intuito de elucidar para população tucanense os nossos propósitos e algumas mudanças pelas quais vem passando a nossa corporação. ESCUTE-NOS E VEJA O QUE PENSAMOS! CONTRIBUA PARA MUDANÇA DE NOSSA CIDADE.

 
Por GCM OSVALDO ALVES DE JESUS JÚNIOR (coordenador do projeto)

sábado, 7 de julho de 2012

Municípios dobraram gastos com segurança pública, aponta estudo






 Um levantamento divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que, entre 2003 e 2010, os gastos dos municípios com segurança pública mais que dobraram, saltando de R$ 1,07 milhão para R$ 2,35 bilhões.
Os números foram divulgados pela socióloga Samira Bueno, coordenadora de projetos da ONG, durante seminário sobre segurança em Vitória (ES).
Apesar do crescimento, o estudo mostra que o número de cidades que declara investir em segurança cresceu apenas 8%, passando de 1.887 em 2003 para 2.047 em 2010. O país possui 5.564 municípios --ou seja, somente 37% investiam em segurança.
Samira chama atenção ao fato de o aumento de municípios que investem em segurança pública estar altamente concentrado nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
"Entre 2000 e 2010, houve um incremento de 166 municípios que passaram a declarar gastos na função segurança. Destes, 123 estão são gaúchos e paulistas. Ou seja, 77% da responsabilidade desse aumento da participação dos municípios na segurança ficou na conta de apenas dois Estados", diz.
Ao analisar os dados, a pesquisadora observa que o apoio do governo federal para o desenvolvimento de projetos pode ser um dos fatores considerados para a expansão dos investimentos das prefeituras, inclusive por conta da contrapartida exigida aos aportes da União.
"O Fundo Nacional de Segurança Pública e o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) provavelmente influenciaram esses investimentos. A lei do fundo foi alterada em 2003 para permitir o repasse de recursos para municípios com ações de prevenção --de 2001 até 2003, só aqueles com guardas podiam pleitear recursos", afirma.
Segundo o fórum, a Constituição atribui aos Estados a responsabilidade pela administração da segurança pública e, portanto, são deles os maiores investimentos na área.
Samira acredita que mais municípios serão induzidos a investir em segurança por conta da lei que cria o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), recentemente aprovada no Congresso, e que condiciona o repasse de recursos à existência de guardas municipais.
"Por outro lado, talvez serão poucos os municípios capazes de manter políticas municipais na área a partir desta nova exigência. Isso é algo preocupante, pois eles precisam criar capacidades institucionais e perenizarem suas atividades sobre o tema, uma vez que não poucos estudos mostram uma associação muito intensa entre organização urbana e violência", observa. "Em outras palavras, o município tem prerrogativas e pode fazer a diferença, mas precisa ter a clareza de que esse é o seu papel." 

ESTADOS
 
Segundo o levantamento, todos os Estados das regiões Sul e Sudeste têm mais de 30% dos municípios declarando algum gasto em segurança, enquanto no Nordeste o gasto ainda é incipiente. Com exceção de Piauí e Bahia, os demais Estados não chegam a ter 20% de municípios fazendo investimentos.
"Em 2010, capitais como Campo Grande, Maceió, Porto Velho, Recife, Rio Branco e Teresina não declararam gasto algum com segurança, pelo menos não na função correta. Isso significa que não fizeram gastos na área? Pouco provável. Entendemos que, possivelmente, estes municípios não adotaram a prática de dar transparência às ações e estruturá-las de acordo com as regras de contabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal, que recomendam lançar os gastos por funções", explica. 

domingo, 1 de julho de 2012

A (IN) SEGURANÇA PÚBLICA


Por: TucanoBR - informações Drº Antônio Gonçalves
Muito se tem falado em insegurança pública em nosso município. Várias assembléias e reuniões públicas já foram realizadas, muitas críticas formuladas e bastantes sugestões apresentadas, mesmo assim a insegurança pública continua a crescer, seja nos grandes centros urbanos, seja nas pequenas cidades do interior, a exemplo de Tucano. Temos órgãos estatais destinados a assegurar a segurança ao cidadão: Polícia Militar, Polícia Civil e de uma maneira ainda discutida, a Guarda Municipal. Esta, desarmada, “faz das tripas coração”, para enfrentar os conhecidos marginais que, a cada dia, se apresentam bem armados, com armas de última geração e ainda recebe críticas e são denunciados quando surgem boatos de que andam armados. Não se conseguiu ainda unir as forças da Polícia Militar que, com poucos policiais armados não tem como minimizar a situação, com as da Polícia Civil que também possui arma e pode usar nas investigações, com a  da Guarda Municipal que não possui arma e não pode andar armada, porém possui contingente muitas vezes superior as duas policias anteriormente citadas. Em respeito à vida dos membros da Guarda Municipal e seus familiares, estamos fazendo todo possível para conseguir porte de arma para alguns Guardas Municipais e espero que dentro de 180 já consigamos para alguns.
 
Relatar crimes que acontecem diariamente por este imenso Brasil é matéria cansativa e muito demorada. De norte a sul, de leste a oeste, a todo instante criminosos fazem de pacatos cidadãos, vítimas inocentes. Assaltos, arrastões, seqüestros, tráfico de drogas, latrocínios, explosões de caixas eletrônicos, assaltos a ônibus, esquartejamento e roubos fazem do ser humano perder a cada momento o valor. A cada dia que passa, mais 24 horas a favor do crime. O mapa da violência no Brasil de 2011, levantamento patrocinado pelo Ministério da Justiça, confirma o que diz a Organização das Nações Unidas: O País continua sendo um dos mais violentos do mundo, com média de 26,4 homicídios por cem mil habitantes. Estamos assistindo uma migração de bandidos que fogem dos grandes centros urbanos para as pequenas cidades do interior. Visando os eventos esportivos que acontecerão a partir do próximo ano, o governo intensificou a política de invadir favelas, desbaratar quadrilhas, expulsando os bandidos destes locais, sem se preocupar em desenvolver uma política para defender os habitantes das pequenas cidades para onde os bandidos irão. Só para se ter uma idéia, Tucano, cidade turística, com vários pontos interessantes, só conta com um Delegado de Polícia e um agente de serviço, enquanto a Polícia Militar conta com mais ou menos vinte policiais, para uma população de mais de cinqüenta e dois mil habitantes. A população tem que entender que, com este numero de agentes abnegados, não se faz milagre e diante desta situação caótica a insegurança cresce.
 
A criminalidade no Brasil é um atentado permanente e cruel do Poder Público contra o cidadão. O artigo 144 da Constituição Federal define segurança pública como dever do Estado, que tem como outras obrigações, que garantir: “a incolumidade das pessoas e do patrimônio”, isto é, o Estado tem o dever de evitar que as pessoas estejam expostas a perigos. É também desrespeito flagrante e contumaz à Declaração Universal dos Direitos humanos, definido pela ONU, em 1948, com a adesão incondicional do Brasil. A impunidade, as drogas, principalmente o álcool e o crack, o baixo investimento em inteligência e na estrutura das policias, são três dos principais motivos do aumento da criminalidade. A impunidade é grande incentivador do crime, em qualquer parte do mundo. Um crime sem punição é a certeza de que muitos outros acontecerão na mesma região onde foi cometido. Costuma-se dizer que nossas leis penais só punem as prostitutas, os negros e os pobres. Acabar com o crime é utopia. Diminuí-lo é possível. Mais é preciso união e muito e muito trabalho para que a sociedade brasileira imponha suas necessidades. Dinheiro há. O que não existe é vontade política dos que estão exercendo o Poder que lhe foi delegado pelo povo. É preciso entender que combater o crime é lutar pelo pleno Estado Democrático de Direito. Não adianta pregar o respeito aos direitos fundamentais, se o País, de braços dados com o crime, continuar se afastando, cada vez mais, do Brasil digno e poderoso, que tenho certeza, todos pretendemos construir.   
 
Acredito que a política de segurança pública devia ter início nas pequenas cidades e povoados do município. Para tanto o cidadão não deveria apenas esperar que o Estado cumpra com o seu dever de prestar segurança pública ao cidadão. Devemos denunciar, apontar e orientar as forças de segurança, inclusive a Guarda Municipal, com competência na área do município, para combater a criminalidade dentro das suas possibilidades. Não desejamos que um Guarda Municipal enfrente um indivíduo armado com arma de fogo, estando desarmado.  A solução não é a crítica, a denuncia ou coisa que o valha contra os Guardas Municipais. A solução é procurar solução e ajudar a Guarda Municipal a se equipar com porte de arma, seja institucional ou particular, para que ela possa em pé de igualdade com a Polícia Militar e Polícia Civil, combater a criminalidade em nosso município. Fica aqui a sugestão para aqueles que querem alcançar o poder nas próximas eleições, pensarem no assunto segurança pública como prioridade.   

Por: Antônio Gonçalves 

sábado, 30 de junho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA) É VÍTIMA DE HOMICÍDIO EM FEIRA LIVRE



O Guarda Municipal de Barreiras, Vladimir Pereira Pinto Junior, conhecido por Junior Magrão, 32 anos, sofreu tentativa de homicídio por volta das 10h45, deste domingo, 24, enquanto atendia ao telefone em frente um bar denominado “San Diego”, na feirinha do bairro Vila Rica, em Barreiras, Oeste da Bahia. Ele foi atingido no pescoço por um dos quatro disparos de arma de fogo deflagrados em sua direção.
O barreirense Sidnei Silva Santos, 20 anos, é suspeito de ser o  autor dos disparos. Ele foi preso próximo ao Ginásio de Esportes, no bairro Morada Nobre, portando um revólver de calibre 38, com seis munições, sendo quatro deflagradas e duas picotadas.
Ao ser localizado, Sidnei estava em companhia de um menor de iniciais R.S.C., 17 anos. Policiais Militares os conduziram ao Complexo Policial do bairro Aratu.
De acordo com a Polícia Civil, horas depois do atentado, uma equipe da delegacia esteve no Hospital do Oeste, onde Junior Magrão permanece internado. Ele apresentava sangramento na boca, mas estava em plena consciência.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Guarda Municipal e policiamento ostensivo: não pode."


Nobres leitores, após ler e reler os documentos citados: Art. 144 da Constituição Federal, ADIN 2827 e demais legislações federais, somando isso a pouco mais de vinte anos de estudos sobre o assunto “segurança pública e guarda municipal”, ainda, acompanhando os noticiários em TODO o Brasil que tratam sobre insegurança pública tenho a esclarecer o que segue:
Com a devida “vênia”, respeitando a decisão proferida pelo Exmo Sr. Dr. Juiz de Direito Alexandre Morais da Rosa nos Autos n° 023.12.030817-0. Sou um ávido estudioso do direito, razão pela qual durante esses longos anos de estudo e analise sobre o tema produzi diversos textos jurídicos e inclusive quatro monografias apresentando uma na Escola da Magistratura Federal do Paraná (2007), uma na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (2001) e outra na Escola da Magistratura do Paraná (2011), todas as teses, em verdade são dissertações sobre este assunto tão complexo e importante para a sociedade qual seja “a segurança do cidadão”.
Em resumo tenho a relatar que o GRANDE conflito sobre o tema “Guarda Municipal e Segurança Pública” esta diretamente vinculada à mentira que perpetua em relação ao exercício da atividade de policiamento ostensivo preventivo somado a manutenção da ordem pública, tratando sobre a pseudo-exclusividade do policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública.
Durante o regime militar, leia-se antes de 1988 o Decreto-Lei nº 667/69 considerava o Policiamento Ostensivo Preventivo, exclusividade da recém criada Polícia Militar (força auxiliar do exército), vejamos: “executar com exclusividade, ...    ....o policiamento ostensivo, fardado, ...      .... a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos podêres constituídos”.
Com o advento da Carta Magna, conhecida como Constituição Cidadã, esta “EXCLUSIVIDADE” não foi recepcionada, pois, o texto constitucional esclarece em seu artigo 144, incisos e parágrafos quais são as competências comum e específicas de cada órgão responsável pela segurança pública, descrevendo ainda quais são as funções que devem ser exercidas com “exclusividade”, deixando assim conforme caput do próprio artigo as competências comuns a todos os entes federados inclusive os municípios, vejamos:
“Art.144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:”
Para ilustrar esta dissertação podemos citar como exemplo de exclusividade inserido na constituição o disposto no Art. 144, inciso IV – (Polícia Federal), “exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União”. Nos demais incisos exceto na função de polícia judiciária estadual não encontramos esta “exclusividade”, assim temos como exemplo a polícia rodoviária federal, “órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais”.
O fato é que erroneamente algumas pessoas estão fazendo a interpretação equivocada quanto ao quesito, preservação da ordem pública, encontrei esta observação que conduziu ao entendimento do que realmente estava ocorrendo, vejamos: "Preservação da ordem pública é atribuição exclusiva das PMs." - Esclareço que este é um GRANDE equivoco, em momento algum a Constituição de 1988, fala sobre EXCLUSIVIDADE para a PM, e muito menos foi recepcionada pela Carta Magna a legislação do período ditatorial. devemos ler com muita atenção o artigo 144 e parágrafos, uma leitura rápida e inflexiva pode gerar uma interpretação deverás equivocada e prejudicial.
Com isso esclareço que o Constituinte trouxe esta responsabilidade para todos os entes federados e pelo fato de ter esmiuçado os item de acordo com o tipo de policiamento desenvolvido (judiciário/investigativo) (uniformizado/ostensivo), passou a se criar o mito de que determinada instituição deveria ter EXCLUSIVIDADE sobre o policiamento ostensivo preventivo.
Em verdade cabe esclarecer que por trás desta pseudo-exclusividade criam-se a largos passos instituições de segurança privada em todos os municípios em setores residências (condomínios-fechados) onde estes profissionais são mais polícia que a própria polícia, com competência inclusive de revistar viaturas policiais.
Quanto a TAXATIVIDADE descrita na ADIN 2827/RS, Relator Ministro Gilmar Mendes, trata a Ação Direta de Inconstitucionalidade, sobre o fato de ter sido inserido o Instituto-Geral de Perícias, no Capítulo destinado a Segurança Pública na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, em contrariedade ao dispositivo da Lei Maior (Art. 144 da Constituição Federal, incisos e parágrafos), ressalte-se inexiste corpo sem cabeça, logo o artigo 144 da CF, não deve ser lido excluindo os seus incisos e parágrafos.
Convém ressaltar que outro ponto curioso e que causaria um verdadeiro caos jurídico seria imaginar que TAXATIVAMENTE inexiste o termo “Brigada Militar”, “Força Nacional”, “Polícia Legislativa” e até a “previsão” Constitucional (Taxativa) do Exército realizar o policiamento ostensivo preventivo (manutenção da ordem pública).
Vejo-me a imaginar remotamente a possibilidade dos magistrados do Rio Grande do Sul seguindo esta linha de entendimento, revogando assim TODAS as prisões efetuadas por “policiais brigardianos”. Não indo muito longe teríamos em quase todos os estados da federação decisões do Poder Judiciário Federal revogando a prisão de criminosos conduzidos por integrantes da Força Nacional, composta por policiais militares (pertencentes a diversos estados da federação), atuando fora da sua jurisdição em parceria com o Poder Público Federal, qual seja, Ministério da Justiça.
Sobre a atuação das forças armadas nas ruas a fim de manter a ordem pública, bem como, a atuação da policia legislativa, que hoje diga-se é a polícia mais completa do Brasil, pois realiza o ciclo completo, qual seja, policiamento ostensivo preventivo (termo, gravata, arma velada e insígnia na lapela) e o policiamento repressivo judiciário (através de investigações, interceptações e controle completo da sua área de atuação).
Com o devido respeito pela decisão proferida pelo douto magistrado, creio que no intuito de buscar aplicar a lei “ipsis literis” acabou por não observar o principio inserido no artigo 301 do Código de Processo Penal, sendo este mesma redação do caput do artigo 144 da Constituição Federal, vejamos: “Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Por: Claudio Frederico de Carvalho

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mais uma cidade está prestes a mudar a Lei Orgânica aumentando as atribuições da Guarda Municipal



DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA, PROTOCOLA DOCUMENTO QUE PROPÕE À GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, MANTER A ORDEM PÚBLICA E A INTEGRIDADE FÍSICA DOS SEUS CIDADÃOS.



A Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana BA, através da sua Diretoria, entregou nesta segunda feira, 21 de maio de 2012 em mãos o Ofício de nº 50/2012 ao Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação, Vereador David Evangelista Leite Neto e mais dez vereadores, a proposta que visa assegurar aos Guardas Municipais o direito “a manter a ordem pública e a integridade física dos cidadãos”, seguindo o exemplo de outros municípios, onde as Guardas Municipais, já preconizam esta atuação na segurança pública e na defesa dos seus munícipes.


Esta emenda já está em vigor na cidade de Santa Bárbara do Oeste – SP, e mais seis municípios já protocolaram o documento pleiteado o mesmo direito. À Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, também já requereu à Câmara Municipal do Estado de São Paulo, onde os Vereadores deram o parecer favorável à tramitação da Emenda à Lei Orgânica no Município. 

Em Feira de Santana, o Vereador David Evangelista Leite Neto, acolheu o documento e assegurou aos diretores da entidade que a Emenda irá tramitar ainda este mês na Casa da Cidadania e vai solicitar o apoio dos seus pares para discussão da Proposta de Emenda à Lei Orgânica. “Segundo o Vice Presidente da entidade Jucemir Araujo dos Santos”, afirma que a Emenda irá respaldar de fato e de direito a atuação da Guarda Municipal, que na prática já atua na proteção ao cidadão e na prevenção a violência, sejam em rondas preventivas, escolas, parques públicos, salvaguardando vidas, em apoio ao SAMU, eventos esportivos e festivos do município como a Micareta e eventos nos Distritos, onde a presença da Guarda Municipal é indispensável, para manter a ordem e a tranquilidade pública. “As ações realizadas pela Guarda Municipal, preconiza em suas atuações a preservação vida dos munícipes que frequentam os logradouros públicos, onde a sua presença ostensiva inibe a prática de crimes”, enfatiza Jucemir”. 

Para o Diretor Social Jomar Homero, esta proposta à Emenda, reflete o clamor da sociedade brasileira, que busca a presença do Município, legislando e suplementando no que couber a segurança pública. 

A atuação preventiva das Guardas Municipais já é uma realidade em grandes centros urbanos em conjunto com as demais forças de segurança pública e defesa social. Nas cidades onde as Guardas Municipais atuam os índices de violência tem reduzido sensivelmente, vale ressaltar que à Guarda Municipal é a terceira força colocada em eficiência na prestação de seus serviços, na pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI e Instituto de Opinião Pública e Estatística - IBOPE feita em outubro de 2011. A entidade fará mobilizações entre os profissionais para que esta Emenda seja tão logo aprovada.

Fonte: Patrulheiro Jucemir Araujo Santos

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